Como vídeos podem aumentar a produtividade da sua empresa?
Como vídeos podem aumentar a produtividade da sua empresa?
Como vídeos podem aumentar a produtividade da sua empresa?

Como vídeos podem aumentar a produtividade da sua empresa?

Content Team Voxel Digital
escrito por
Content Team Voxel Digital
Tempo de leitura: 4 minutos

Que a combinação entre som e imagem é extremamente poderosa para a indústria audiovisual já sabemos; mas e para as empresas? Entenda como eles podem ser úteis para a produtividade dos colaboradores

Basta pensarmos na magia do cinema, das grandes produções de Hollywood, do telejornalismo ou mesmo das novelas de TV para entendermos o poder do audiovisual. Da mesma forma, os vídeos fazem cada vez mais parte da nossa vida: registramos shows, eventos entre amigos e familiares, aquela viagem marcante e até coisas simples do dia a dia.

E não é só na nossa vida pessoal que os vídeos são tão presentes: eles também podem fazer a diferença no ambiente profissional. Têm-se observado que essa ferramenta pode aumentar a produtividade de empresas e colaboradores, já que é interativa e eficiente. Veja nestas 4 dicas como os vídeos podem trabalhar a favor do seu negócio!

1. Reuniões a distância

As videoconferências já são realidade em inúmeras empresas, sejam elas de grande, médio ou mesmo de pequeno porte. Com uma boa rede de internet, um computador com câmera e microfone, é possível se encontrar com parceiros, clientes e funcionários onde quer que eles estejam.

Além de baratear custos, em especial as despesas com deslocamentos, esse tipo de ferramenta permite o alinhamento de equipes cujos membros trabalham no regime de home office ou estão em trânsito constante.

Ponto para a comunicação rápida e eficiente!

Reuniões, treinamentos, marketing, integração: aliados a uma estratégia de comunicação interna, os vídeos são poderosos para gerar uma produtividade campeã. (Imagem: Shutterstock)

2. Capacitação de funcionários

O ensino a distância já existe há algumas décadas (quem não se recorda dos famosos cursos por correspondência?). Mas o que antes era uma simples aula gravada mudou, hoje, para formas dinâmicas e interativas de ensino.

Inúmeros recursos tecnológicos, como as transmissões ao vivo e os ambientes virtuais de aprendizagem, criam formas de aproximar instrutores e alunos. Isso tornou os cursos à distância algo realmente efetivo — e uma opção justa para capacitar e treinar colaboradores. Investir em aulas multimídia ou treinamentos online é um passo relativamente barato e extremamente efetivo para aumentar a capacidade e produtividade da sua equipe.

Aqui listamos seis vantagens exclusivas de se realizar treinamentos corporativos online.

3. Fortalecimento de sua marca

Se uma imagem vale por mil palavras, o que podemos esperar de um vídeo? As peças audiovisuais não mais se restringem a salas de cinema ou TVs: elas estão em outdoors de nova geração, nos nossos computadores e até no nosso bolso, em smartphones. A capilaridade de vídeos na internet é enorme, já que eles estão presentes em sites, blogs e redes sociais.

Ou seja, ter bons vídeos sobre sua marca circulando na rede é mais uma necessidade de marketing digital: essa estratégia vai ampliar o alcance da sua marca, atrair e manter clientes e ainda aumentar a sensação de orgulho e engajamento dos seus colaboradores em relação à empresa.

4. Canal interno

Criar uma cultura interna da sua empresa é fundamental para manter uma equipe engajada e motivada, mas também é uma tarefa complicada e que exige tempo, dedicação e muito cuidado. Uma das ferramentas que podem (e devem) ser utilizadas para que você atinja esse objetivo é o vídeo.

Criar um pequeno canal interno tem um enorme efeito positivo no clima organizacional. Nele, se pode divulgar iniciativas corporativas, novidades institucionais e conquistas da sua equipe. Também é uma forma de poder creditar funcionários de destaque e, até mesmo, compartilhar os registros de eventos que sua empresa promoveu ou participou.

Os colaboradores entenderão que a empresa se preocupa em mantê-los informados e reconhece o esforço e dedicação de cada membro da equipe. Além disso, todos podem ser incentivados a sugerir ou mesmo produzir conteúdo para o canal, reforçando a sensação de pertencimento e estimulando a criatividade de cada um.

Excelente forma de engajamento, não acha?

Conclusão

Todo esse processo de utilizar vídeos em uma empresa faz parte de estratégias de comunicação interna. Os vídeos podem tanto ser poderosas ferramentas de comunicação quanto de endomarketing digital.

O endomarketing consiste em realizar o branding para os próprios colaboradores da empresa, que se tornam mais engajados com a visão e com o que a empresa se propõe a ser. Mais do que missão e valores bem definidos, o “quem somos” de uma corporação se traduz nas ações cotidianas de seus colaboradores. Para que elas sejam as mais fiéis possível ao esperado, é necessário reafirmar a todo momento a cultura da empresa, alinhar informações oficiais e criar um clima de transparência, engajamento e confiança.

Quanto menos ruídos houver na comunicação interna, melhor. Para isso, os meios digitais vêm se provando extremamente eficientes. Eles evitam falhas de recebimento de mensagens, criam arquivos mais seguros e facilitam a pesquisa de informações, bem como a instantaneidade da comunicação. Por isso, cada vez mais empresas devem aderir ao endomarketing digital, afim de criarem sistemas robustos de diálogo e educação para todo o time de colaboradores.

Uma das vertentes dos vídeos são os webinars, que consistem nas transmissões ao vivo de maior duração. Aqui explicamos como essa ferramenta também pode ser extremamente útil para as empresas.

Recursos tecnológicos não faltam! Escolha a ferramenta que mais se encaixa ao perfil de seu negócio e não perca tempo: essa estratégia só trará benefícios! Ficou com alguma dúvida ou gostaria de conhecer nossas soluções de plataformas de vídeo? Entre em contato conosco!

Autor

Content Team Voxel Digital
Content Team Voxel Digital

Gostou? Deixe seu comentário