Profissionais de vídeo para somar ao seu time de comunicação corporativa

Daniela Leite
Tempo de leitura: 3 minutos

Conheça mais sobre as funções de profissionais de vídeo especializados que podem trabalhar e transformar a área comunicação corporativa

Hoje em dia, o profissional de comunicação precisa conhecer as etapas e conceitos de produção de vídeos, seja para ele mesmo fazê-los ou para trabalhar em conjunto com profissionais da área. Além de um bom trabalho em equipe, entender de vídeos ajuda a avaliar resultados de uma produção audiovisual realizada para a empresa.

Muitas equipes de Comunicação Interna e Marketing já contam com profissionais formados em Audiovisual, Cinema, Rádio e TV, Motion Design, dentre outras áreas. Há também casos de comunicadores que fazem cursos ou aprendem por conta própria a lidar com os conceitos e técnicas de produção de vídeos. Isso é excelente para obter resultados de boa qualidade na comunicação corporativa.

Conheça mais sobre os profissionais de vídeo que podem trabalhar na comunicação corporativa gerando conteúdo de valor para a empresa:

Motion Designer

É o profissional que domina técnicas de movimento e animação de elementos gráficos para criar vídeos com o uso de softwares de ilustração e efeitos. Neles, o motion designer consegue dar vida e ação a personagens, formas e objetos. Ele é o responsável também pelos efeitos de transição entre cenas, pela harmonização entre ação e sons (efeitos, trilha sonora) e pelo ritmo geral do vídeo. Geralmente, são profissionais muito criativos e dinâmicos.

Diretor de Arte ou Designer

A concepção da estética de um vídeo é trabalho desses profissionais, que criam a identidade visual do material. Eles direcionam a escolha de paleta de cores, tipografia, imagens, ícones, estilo de design gráfico, dentre outros parâmetros que constroem a mensagem e o apelo do vídeo. Se necessário, também podem criar conceitos e ilustrações que serão animadas, posteriormente, por motion designers ou editores. No caso de filmagens, os diretores de arte ou fotografia também atuam na composição do figurino dos personagens e dos cenários, trazendo ambientação, caracterização, estilo e personalidade às produções.

Os profissionais de vídeo somam novas habilidades às equipes de comunicação interna. (Arte: Juliana Polastri)

Roteirista

Responsável por criar o storytelling do vídeo, ele cria e organiza todas as cenas sequencialmente em um roteiro (ou script). O profissional deve detalhar não só as ações, como também as falas dos personagens; como cada cena deve ser filmada (planos e enquadramentos de câmera); e o que o editor de vídeos deverá acrescentar ao material na edição (como trilha sonora, texto, elementos gráficos, etc). Os roteiros de cinema, novelas e produções televisivas costumam ter até mais informações, que não se aplicam a pequenas produções.

Diretor de Fotografia

Como transformar as palavras do roteiro em cenas bem executadas? Isso vem da soma da atuação, da qualidade técnica e muitos outros fatores. Mas o principal deles é o ato de filmar, em si. O diretor de fotografia é o profissional que vai direcionar corretamente as câmeras, por meio de iluminação, enquadramentos, lentes adequadas e demais aspectos relacionados à captação das imagens dentro da intenção planejada anteriormente. Sem essas noções, não há gravação de boa qualidade.

Produtor

O produtor é responsável pela execução de um projeto audiovisual. Ele busca, pesquisa e agiliza todos os recursos para que o filme/ vídeo aconteça. Dentre tais recursos, estão, por exemplo, o elenco, as locações, os figurinos, os equipamentos e outras demandas. Ele controla o cronograma e o orçamento de cada atividade, viabilizando os prazos e planejamentos necessários.

Editor

O editor é o responsável por receber as filmagens e o material bruto dos vídeos e, através de softwares de edição, como o Adobe Premiere, selecionar as cenas que ficarão no vídeo, colocar efeitos, fazer cortes, enfim, todo o trabalho de edição e pós-produção. Ele também insere a trilha sonora, se houver, os efeitos sonoros e BGs. Na edição, é o momento de inserir legendas, frases e outros elementos gráficos que estejam no roteiro. O resultado final de um vídeo deve grande parte a um bom trabalho de edição, por isso, essa função é muito importante.

Essas são algumas das funções mais comuns dentre as que atuam com vídeos corporativos. No universo da dramaturgia e cinema há diversas outros profissionais responsáveis por som, iluminação, operação de câmera, cenografia, figurino, direção, assistência e muitos outros. Simplificamos aqui pela aplicação prática às empresas.

O universo audiovisual tem encontrado seu espaço na comunicação corporativa e se destacado como um dos meios mais eficientes de se comunicar com o público interno e externo das instituições. Sua empresa utiliza vídeos? Quais são os profissionais envolvidos? Conte pra gente nos comentários. E não deixe de aprender mais sobre vídeos corporativos neste post.

Nosso próximo post trará alguns conceitos úteis para quem pretende aprender a roteirizar. Fique de olho nas mídias sociais da Voxel Digital para acompanhar as novidades!

Produção de vídeos pela Voxel Digital.