[E-book] Dicionário de Audiovisual para iniciantes e intermediários

Carolina Reggiani
Tempo de leitura: 2 minutos

Está precisando de ajuda para entender termos do AV? Confira neste dicionário de audiovisual os principais deles e saia falando como expert!

Clique aqui para baixar agora seu dicionário de audiovisual!

A área do audiovisual tem ingressado nas corporações e principalmente nos departamentos de Marketing. Isso ocorre por conta do vídeo marketing, uma estratégia das empresas para gerar visibilidade, relevância e engajamento do público. Com a alta do branding e facilidade de disseminação dos conteúdos em vídeo, chegou a hora das empresas brilharem e contarem suas histórias!

É claro que para a produção desses vídeos corporativos, o contato com os profissionais de audiovisual é necessário, seja com equipes internas ou interação com produtoras.

Como em todas as profissões, o audiovisual tem um vocabulário próprio. São diversos termos e expressões usados pelos habituados da área. Essas palavras podem causar confusão para quem ainda não tem o costume de trabalhar com a produção de vídeos, mas não se preocupe!

Criamos esse documento para te ajudar a entender alguns conceitos básicos do audiovisual e sair falando como um diretor de cinema. Assim, você pode aplicar nas suas produções e dominar o assunto quando estiver conversando com a equipe de audiovisual.

Dicionário de Audiovisual

Nesse material você encontrará as terminologias-base do cinema e do audiovisual. Muitas palavras são derivadas do francês por conta da “Sétima Arte”, como mise-en-scène. Outras expressões são termos em inglês vindos dos estúdios de Hollywood, como, por exemplo, frame e take.

Entenda os termos usados em captações:

  • Enquadramentos, posições e movimentos de câmera;
  • Modelos e configurações de câmeras, iluminação e equipamentos acessórios para gravações profissionais;
  • Nomenclaturas usadas em roteiros, como voice over e off screen;
  • Modelos, categorias e padrões de captação dos microfonesgravadores.

Confira também as expressões relativas a efeitos e transições da edição e também a parte de efeitos gráficos.

Baixe já o seu Dicionário de Audiovisual, é grátis!

Preview de uma das páginas do Dicionário de Audiovisual da Voxel Digital.
Produção de conteúdo audiovisual pela Voxel Digital.