Como a tecnologia ajuda na comunicação interna das empresas

Daniela Leite
Tempo de leitura: 3 minutos

Uma comunicação eficiente entre funcionários, gestores e administradores é imprescindível para o bom funcionamento de uma empresa. Por essa razão, cada vez mais se investe em comunicação empresarial.

Esse tipo de comunicação não é uma simples troca de mensagens, mas garante a integração da equipe, como também deixa gestores mais próximos de seus colaboradores e assegura a fluidez das informações.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe!

O que é?

Graças às novas tecnologias da informação, a comunicação interna, hoje, é considerada um processo estratégico e essencial a qualquer empresa que busca crescimento e autoridade.

São diferentes as maneiras como as empresas de marketing digital, bem como de outras áreas, podem escolher um canal de comunicação para seus funcionários.

Antigamente, eram usados métodos como memorandos e murais de avisos, mas na verdade, não era estabelecida uma conversa, uma vez que não existia a troca de informações e de mensagens. O método unilateral se mostrou pouco eficaz e que não atingia a todos como deveria.

Atualmente, contamos com meios muito mais eficientes, rápidos e dinâmicos, como e-mails, chats personalizados, TVs Corporativas e plataformas próprias para esse fim.

Conheça as vantagens

Independentemente do tamanho da empresa e do seu segmento – empresas de marketing digital, de finanças, de tecnologia etc -, é importante haver um canal aberto de comunicação exclusiva com os funcionários. Dessa forma, sempre que houver um problema ou alguma dificuldade, poderá se chegar a uma rápida resolução.

Além disso, é uma forma de todos os colaboradores trabalharem de forma conjunta, engajada e alinhada às metas e objetivos da empresa.

Como usar?

A seguir, algumas formas de como otimizar o uso dos meios de comunicação e obter resultados no funcionamento da sua empresa:

1. Compartilhe informações com os seus funcionários

Em algum momento dentro de uma empresa, você já deve ter visto como correm os boatos de boca em boca e, tenha certeza, isso pode ser muito prejudicial a um empreendimento, por menor que possa parecer no começo.

Quando não se esconde dos funcionários o que acontece na empresa e há uma política de transparência, acaba-se com os boatos de forma extremamente eficaz e gera-se nos colaboradores um sentimento de pertencimento e de identificação com a empresa.

A comunicação interna engaja colaboradores. (Arte: Juliana Polastri)

2. Abra o espaço para dúvidas e sugestões

Com uma boa comunicação interna, o funcionário se sente valorizado e, assim, sente-se mais à vontade para tirar dúvidas pertinentes e enviar sugestões aos gestores, o que pode otimizar seu trabalho e dos outros.

É importante ouvir o que os funcionários têm a dizer, pois ninguém melhor que quem lida com a área e com os processos diariamente para sugerir melhorias.

3. Melhore a imagem empresarial

Com uma comunicação eficaz e que contemple a todos, tanto os funcionários quanto o público externo têm uma imagem solidificada do trabalho realizado pela organização. Dessa forma, tanto as empresas de marketing digital como outras saem ganhando nos quesitos de credibilidade e autoridade.

Uma empresa que é transparente quanto às suas políticas e atividades conquista o respeito do ecossistema ao seu entorno. Trabalhar na geração de uma imagem positiva por meio da comunicação, interna e externamente, é essencial para o reconhecimento e sucesso da organização.

4. Melhore o clima organizacional

A comunicação tem a função de integrar funcionários e fazê-los compreender a realidade da empresa onde trabalham. Em empresas de marketing digital, por exemplo, seu funcionamento envolve o trabalho de cada um ativamente.

Além disso, faz com que eles se sintam mais motivados, mais propensos a colaborar com a equipe e gerar uma melhor dinâmica entre todos. Contribui, inclusive, com um clima mais leve, por vezes mais descontraído, e com um melhor desempenho.

Pronto para investir?

É essencial que a comunicação empresarial seja vista como uma aliada da gestão, pois, como pudemos aprender, ela é transformadora no relacionamento com os funcionários, impulsiona a criação da imagem desejada pela empresa e assegura o fortalecimento da reputação de marca.

Siga também essa tendência tecnológica para aumentar o funcionamento e desempenho da sua equipe!


Artigo produzido em parceria com o Grupo Ideal Trends.

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