Conteúdos para transmissões ao vivo na TV Corporativa

Carolina Reggiani
Tempo de leitura: 3 minutos

8 ideias de conteúdo para sempre inovar com a transmissão ao vivo na comunicação interna

A TV Corporativa tem conquistado um papel cada vez mais importante na comunicação interna das empresas. Ela oferece agilidade na disseminação de informações mais atrativas, promove a integração e engajamento dos colaboradores, além de automatizar parte da atualização de conteúdos, mantendo as informações em dia na programação.

Uma das funcionalidades da TV Corporativa é a possibilidade de realizar transmissões ao vivo e videoconferências. Esses formatos podem ser utilizados como estratégia para captar a atenção dos colaboradores, por serem instantâneos e gerarem um senso de urgência nos espectadores, o que se traduz em atenção imediata.

O comportamento dos usuários nas mídias sociais pode ser utilizado como exemplo do comportamento dos espectadores perante as lives:

  • Segundo o Facebook (2016), usuários passam 3x mais tempo assistindo um vídeo ao vivo comparado à um vídeo gravado.
  • A Cisco (2018) fez uma projeção que transmissões ao vivo serão responsáveis por 17% do tráfego de vídeos pela internet em 2022, subindo 15 pontos percentuais de 2017 para 2022.     

Para transmitir ao vivo, as gravações podem ser feitas utilizando-se desde um notebook com webcam até estúdios de gravação profissionais. Então, por meio de um software de gerenciamento, via internet, as transmissões chegam às TVs que os colaboradores têm acesso e podem aproveitar os conteúdos.

Interessante, não é? Veja algumas vantagens de começar a realizar transmissões ao vivo em sua empresa.

Um dos benefícios da transmissão ao vivo é o engajamento com os colaboradores e parceiros. (Arte: Juliana Polastri)

Benefícios da transmissão ao vivo na TV Corporativa

  • Alcance simultâneo de diferentes departamentos e filiais da empresa;
  • Engajamento em tempo real com os colaboradores e/ou parceiros;
  • Redução de custos com logística de reuniões, palestras e treinamentos;
  • Comprometimento do espectador com horários;
  • Atenção redobrada do espectador, que pode interagir via chat com o palestrante;
  • Aproximação entre colaboradores que não teriam a oportunidade de se comunicar pessoalmente.

Conteúdos para transmissão ao vivo na TV Corporativa

A comunicação das empresas precisa sempre inovar e, para isso, novos formatos ajudam a captar a atenção dos colaboradores. Algumas formas de utilizar as transmissões  ao vivo nas TVs Corporativas são:

  • Apresentação de produtos

Grandes empresas podem utilizar a transmissão online ao lançar um novo produto no mercado. Dessa maneira, os colaboradores de diferentes filiais ou departamentos ficam alinhados no discurso de vendas e informações do produto.  

  • Palavra do presidente

A palavra do presidente ou diretores se torna mais próxima dos colaboradores quando é realizada ao vivo. Pode ser bem utilizada em gestão de crise, comunicação de novas metas ou reconhecimento aos colaboradores.

  • Comunicados

Comunicados em geral que precisam ser disseminados em tempo real também podem ser realizados ao vivo pelas equipes de RH ou comunicação.

  • Treinamentos corporativos

O engajamento dos colaboradores aumenta quando os treinamentos são feitos por transmissão ao vivo, mantendo a redução de custos da empresa se comparado ao treinamento presencial.

  • Eventos e workshops

Eventos, palestras e workshops podem ser transmitidos para diferentes filiais da empresa, oferecendo a todos colaboradores acesso aos conteúdos em tempo real.

  • Reuniões

Algumas reuniões não precisam ser presenciais e a videoconferência é uma solução que oferece agilidade e redução de custos.

  • Programa de entrevistas

Como uma forma de entretenimento e para agregar conhecimentos, a equipe de comunicação pode oferecer um programa de entrevistas com colaboradores, parceiros e convidados, realizado ao vivo.

  • Ações de incentivo

É possível organizar premiações, sorteios ou concursos entre os colaboradores, como uma forma de entreter, engajar e motivar as equipes. Esses eventos podem ser transmitidos ao vivo para toda a empresa.

Conclusão

A transmissão ao vivo é uma estratégia inovadora para o espectador, com total segurança da informação e qualidade em tecnologia. A Voxel Digital oferece uma solução digital completa de comunicação ao vivo e TVs Corporativas para sua empresa. Conheça mais em nosso site.

Estúdio de Gravação profissional em São Paulo.