Como a tecnologia pode facilitar a comunicação corporativa

Ana Silva
Tempo de leitura: 3 minutos

Cada vez mais presente em nossas vidas, os recursos tecnológicos podem maximizar a comunicação da sua empresa

À medida que a tecnologia se desenvolve, mais a incorporamos ao nosso dia a dia. São diversas soluções, criadas nas últimas décadas, que ganharam espaço em nossa rotina pessoal e profissional, facilitadas pela internet.

Segundo as 10 tendências de estratégias tecnológicas para 2019, apontadas pela Gartner, as soluções como Blockchain, Computação Quântica, Inteligência Artificial e Análise Aumentada irão guiar os novos modelos de negócios nos próximos anos.

A tecnologia também é uma grande aliada na comunicação corporativa, pois facilita processos e melhora a sua eficiência. Veja a seguir alguns recursos simples que podem maximizar a comunicação da sua empresa, visando a interligação de setores e a troca de informação entre os colaboradores.

Blogs Interno e Externo

O blog se popularizou nos anos 2000, como um espaço cibernético de troca de informações e experiência pessoais, por meio de artigos, como um “diário online”. Com a substituição das páginas de texto pelo vídeo de depoimento (vlogs), o blog foi absorvido pelas empresas como uma ferramenta para se comunicar com o público e clientes.

Um blog de comunicação externa, volta a potenciais clientes, divulgando as soluções que a empresa oferece. Serve também como um meio de criar conexão com o público e ter credibilidade no mercado. Artigos que informem e mostrem a expertise da empresa, com dicas e dados relevantes, seguindo regras de SEO, são os mais efetivos.

Já os blogs internos fortalecem as relações da empresa com seus colaboradores. A linguagem é mais simples, com tom leve, e deve criar engajamento com a cultura empresarial, além de informar sobre acontecimentos internos, como confraternizações, comunicados, regulamentos internos, galeria de fotos, etc.

Redes sociais corporativa

As primeiras redes sociais datam da década de 90, com a criação dos primeiros fóruns e chats, disponibilizados por provedoras de internet. Com a possibilidade de criar perfis eletrônicos, ficou mais fácil socializar por meio das redes: Fotolog, ICQ, MySpace e Orkut proporcionaram a conexão de diversas pessoas, de diferentes lugares.

Atualmente, o Brasil é o segundo país no mundo que mais utiliza as redes sociais, com usuários passando mais de 3 horas e meia diariamente nas redes, segundo levantamento da We are Social. Pensando nisso, muitas empresas aderiram às redes sociais corporativas como uma boa opção para interação entre os colaboradores.

Com as redes sociais corporativas é possível a cada funcionário ter o seu perfil, com foto e informações sobre o cargo e equipe, se comunicar com qualquer membro da empresa e fazer postagens em sua página. Além de integrar toda a empresa, a rede possibilita a criação de grupos, que facilitam a comunicação das equipes e diminuem ruídos.

TV Corporativa

Na última década, os tradicionais murais e jornais de comunicação interna se transformaram em painéis digitais, chamando a atenção dos colaboradores pela variedade de conteúdo e interatividade.

A TV Corporativa representa grande parte das mídias digitais utilizadas para comunicação interna. Por meio dela, é possível publicar playlists com templates de notícias, informativos, fotos e vídeos, transmitindo em um local estratégico da empresa.

Para facilitar o gerenciamento das playlists, a Voxel Digital oferece em sua solução de Digital Signage um software que permite atualização de conteúdo de toda a rede de telas em uma única plataforma. O administrador consegue controlar a entrada e saída de vídeos em cada canal, programar conteúdos e distribuir acessos para usuários de forma segmentada, com segurança e rapidez. Dessa forma, a comunicação se torna mais ágil e atualizada com instantaneidade.

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App para treinamentos

Um dos dispositivos mais utilizadas no Brasil é o smartphone. Segundo dados da 29ª Pesquisa Anual do Uso de TI, realizada pela FGV, são mais de 306 milhões de celulares inteligentes no país.

Com o mercado de celulares aquecido, se popularizou o chamado m-learning, o aprendizado via mobile. Muitas empresas têm trocado o tradicional treinamento presencial – que muitas vezes, dura longos períodos e demanda diversos recursos -, por aplicativos especializados, como o Indica, da startup Hondana, ou WOLI Cursos, da WOLI, realizam treinamentos rápidos e práticos.

O conteúdo é ministrado individualmente e fica acessível para os colaboradores tirarem dúvidas. Algumas dessas plataformas ainda contam com teste online, que já mensura o nível de aprendizado em cada treinamento.

Qual tipo de tecnologia você utiliza na comunicação da sua empresa? Quais resultados você conseguiu? Conte com a Voxel Digital para uma solução de comunicação digital completa e personalizada para seu negócio.