Como motivar colaboradores utilizando a comunicação interna

Daniela Leite
Tempo de leitura: 4 minutos

A comunicação interna pode ser feita de diversas formas; entender suas potencialidades pode ajudar a traçar estratégias sobre como motivar colaboradores

 

A motivação é o combustível do sucesso. Motivar significa “mover”, “dar motivos”; o que já sugere que a origem da motivação são as razões pelas quais lutar.

No ambiente corporativo, as metas e objetivos a serem seguidos pelos colaboradores geralmente são bem definidos; no entanto, a equipe pode estar precisando de mais motivação no trabalho para “dar aquele gás”. Nesse caso, muitos gestores se perguntam como motivar seus colaboradores utilizando as melhores estratégias.

O fato é que a motivação é mais poderosa se vier em doses diárias, atrelada ao cotidiano do colaborador e capaz de criar e transformar a cultura da empresa.

Mais do que discursos motivacionais, os verdadeiros propulsores do engajamento são os conteúdos que capacitam, informam e valorizam o colaborador. Para tornar esse processo escalável, algumas ferramentas são grandes aliadas da gestão da comunicação interna. Acompanhe nosso post e veja como motivar sua equipe de forma frequente e agradável!

Comunicação Interna: como motivar colaboradores. (Arte: Evandro Nascimento/ Shutterstock)

Comunicação interna: como motivar colaboradores

Transformar e organizar o fluxo de informações corporativas em um sistema é a chave para uma comunicação interna eficiente e ágil. Dessa forma, fica fácil motivar colaboradores constantemente e automatizar esse processo.

Padronize o envio de mensagens, comunicados, informes, torne-os mais atrativos e tenha a certeza de que alcancem os destinatários.

Esqueça os velhos comunicados de papel, painéis de avisos e os recados boca a boca. E não importa o tamanho de sua empresa; todo negócio pode otimizar esse processo com canais modernos de comunicação.

Os canais digitais de comunicação corporativa têm representado hoje o melhor investimento para empresas que querem melhorar o engajamento de funcionários.

Há diversos formatos possíveis para promover o relacionamento vertical (entre líderes e equipes) e horizontal (entre colaboradores).
O Endomarketing, termo utilizado para conjunto de canais de comunicação interna, pode ser praticado por meio de:

  • Painéis Digitais
  • TVs Corporativas
  • E-mail interno
  • Portal interno de notícias, vídeos corporativos e entretenimento
  • Treinamentos corporativos

 

O uso de murais digitais em empresas otimiza a comunicação interna. (Imagem: Diana Coelho/ Shutterstock)

Painéis Digitais

Os painéis digitais são displays que podem ser instalados dentro de salas de reuniões, corredores e ambientes de passagem e convivência para transmitir avisos, informações de utilidade pública (como clima, horário, trânsito), notícias da empresa, mensagens motivacionais e informes de gestão.

Essa é uma maneira de estabelecer uma comunicação acessível e transparente, facilmente atualizável e que promove um senso de pertencimento aos colaboradores.

 

TVs Corporativas

As TVs corporativas funcionam por Digital Signage e são bastante úteis para a transmissão da palavra do presidente, vídeos institucionais, treinamentos, webinars e informes. Amplie a interação com sua equipe com transmissões ao vivo, faça videoconferências e crie mais engajamento e proximidade com seus colaboradores para motivá-los por meio das TVs corporativas.

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E-mail interno

Esse sistema é bastante conhecido pelas empresas, e tem mais potencial do que se imagina. Os e-mails, além de serem necessários para uma comunicação rápida e direta, podem veicular notícias e convidar os colaboradores a se inteirarem de conteúdos produzidos pelo time de comunicação.

Divulgue newsletters com chamadas para posts de blogs, e-books, webinars e demais materiais produzidos pela empresa e por parceiros. Essa é uma ótima forma de ampliar a percepção dos colaboradores sobre a proposta da empresa, bem como alinhar o discurso de marketing externo e interno.

Portal interno

Os portais internos, também conhecidos como intranet, são próprios para reunir todos os conteúdos produzidos pelo time de marketing e comunicação em uma só plataforma. Assim, facilita-se a busca por informações, cria-se arquivos, bibliotecas digitais, bancos de treinamentos e vídeos.

Essa forma de apresentar conteúdos aumenta o interesse dos colaboradores pelos assuntos internos e relacionados ao nicho da empresa, motivando-os a conhecerem mais o histórico e propostas. Também agiliza o processo de onboarding de novos funcionários, que podem realizar pesquisas e acessar informações já produzidas em sua área. Evite retrabalho e torne seus materiais acessíveis a qualquer momento com essa ferramenta de endomarketing.

Treinamentos corporativos online

A importância do treinamento corporativo é amplamente aceita pelas empresas para motivar e capacitar colaboradores. Esse processo é facilitado em plataformas de treinamentos online, que poupam custos e prolongam a vida útil de um treinamento.
Além disso, os colaboradores apreciam processos mais autônomos e flexíveis de aprendizado gerados por conteúdos online.

Utilizando um ou mais canais, tenha uma comunicação interna campeã! O ideal é que todos tenham oportunidades para se comunicar nos espaços da empresa, não somente o departamento de comunicação.

A cultura participativa é um dos grandes propulsores do engajamento. Alie esse potencial a um ambiente de trabalho amistoso, promova eventos para celebrar conquistas, aproxime as equipes e gere empatia entre os colaboradores. Líderes próximos e acessíveis também conquistam mais a confiança e a dedicação de seu time.

Gostou de nossas dicas de como motivar sua equipe? As estratégias demandam algum investimento inicial, mas são automaticamente geríveis após sua implantação, poupando muito tempo e esforço posteriores. Obtenha o melhor de seu time com a tecnologia a seu favor! 

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