5 alertas de que o endomarketing de sua empresa precisa de melhorias

Daniela Leite
Tempo de leitura: 4 minutos

Os colaboradores são os responsáveis por fazer o motor de uma empresa girar a todo vapor; alguns sintomas falhos nessa dinâmica podem indicar que uma nova estratégia de endomarketing é necessária

Colaboradores desmotivados, falta de uma cultura organizacional, metas não cumpridas, discursos desalinhados entre os setores, competitividade negativa: esses são alguns sintomas – dentre uma lista –, que indicam que alguma fraqueza dentro de uma empresa precisa ser corrigida. Há grandes chances de que a raiz desses problemas seja uma comunicação interna ineficiente, algo prejudicial para qualquer negócio.

Algumas pesquisas, como esta feita pela Tower Watson com organizações do mundo todo, indicam que corporações que se comunicam com coragem, inovação e disciplina – especialmente em tempos de crise e de mudança –, são mais bem sucedidas em engajar colaboradores e conquistar as metas financeiras desejadas.

Um dado levantado pela pesquisa é de que as empresas altamente eficientes em comunicação tiveram um retorno financeiro para investidores 47% maior que outras, nos últimos 5 anos. Esse é somente um dos indicadores que revelam a grande importância da comunicação interna – também chamada de endomarketing.

Preparamos uma série de posts, começando por este, para ajudar você a identificar os sinais de que talvez sua empresa esteja precisando de um novo plano de comunicação, e o que gestores podem fazer para impulsionar essa iniciativa. Depois, nos artigos seguintes, abordaremos como colocar em prática um endomarketing poderoso. Veja a lista que preparamos e, se algum desses aspectos soar familiar, é um alerta vermelho para repensar estratégias.

1. Colaboradores desmotivados e pouco produtivos

A desmotivação do colaborador pode partir de uma série de fatores, como não entender bem seu papel dentro da empresa, não achar as metas alcançáveis, não haver um plano de carreira bem estabelecido, não haver diálogo com a gestão, dentre outros.

Essa problemática pode ser resolvida com treinamentos e diálogos que demonstrem a importância de cada colaborador dentro do todo da empresa. É necessário mostrar como e por quais caminhos ele pode alcançar os objetivos propostos, sempre reforçando que ele conta com uma base sólida para ajudá-lo.

Deixe claro que os gestores são acessíveis para esclarecer dúvidas, mostrar estratégias e métodos para o sucesso da equipe. Por isso, elimine as barreiras da comunicação e fique a par de todas as fraquezas e fortalezas de seu time, para construir uma relação de confiança e tomar as medidas cabíveis em cada situação.

Hoje, é fácil estar presente no cotidiano dos colaboradores por meio de canais digitais de comunicação, como videoconferências, chats, email, mensagens. Não há desculpas para ser ausente!

O endomarketing visa eliminar ruídos na comunicação de uma empresa, para evitar imprecisão nas informações e outros problemas. (Arte: Diana Coelho)

2. Rumores e boatos falsos sobre decisões da empresa

Quando não há um canal oficial de comunicação dentro de uma empresa, abre-se margem para que se espalhem falsas notícias a respeito das decisões da direção e do andamento dos negócios. O ideal é haver transparência entre os setores verticais, de modo que todos tenham acesso a informações oficiais e verídicas quanto à qualidade e caminhos da gestão. Isso, com certeza, cortará os boatos e restabelecerá o clima de confiança, o que só traz benefícios para o bom andamento do trabalho.

Uma das maneiras de se fazer isso é criando-se um portal de notícias internas, na qual sejam publicadas, com frequência, as novidades e balanços da empresa.

3. Alta taxa de rotatividade de funcionários

Quando muitos funcionários entram e saem de uma empresa, acontece uma quebra no fluxo de trabalho, o que impede a saúde financeira da gestão. Esse sintoma está relacionado ao primeiro item da nossa lista, no qual falamos sobre motivação.

A alta rotatividade de colaboradores acontece quando muitas pessoas são demitidas ou pedem demissão, ao não se sentirem inseridas no ambiente de trabalho e não darem o seu melhor desempenho. Em ambos os casos, o problema pode estar na falta de clareza quanto às funções, valor e metas de cada colaborador. Ou seja, esbarramos novamente em problemas na comunicação e gestão de pessoas.

Para que haja uma escalada crescente de capacidades e alinhamento do time, proporcione diálogo aberto e transparente, focado na retenção de colaboradores motivados, produtivos e engajados.

4. Falta de colaboração entre equipes

Esse é um sintoma comum em empresas em que não há uma visão de integração entre áreas, o que ocasiona a formação de grupos que não colaboram entre si. A consequência é uma maior dificuldade de se resolver problemas complexos, processo esse que demanda a junção de saberes e o compartilhamento de informação.

O endomarketing é um dos aliados da integração interna e da cultura colaborativa, pois une as pessoas sobre a mesma visão da empresa. Mas a iniciativa precisa ser aliada também a incentivos para que todos se conheçam e dialoguem. Promover eventos em que colaboradores possam interagir é um dos caminhos possíveis para quebrar barreiras entre setores e até mesmo dentro de equipes. Todos precisam ter uma mesma missão, para trabalharem em prol dos mesmos objetivos.

5. Dificuldade no gerenciamento de crises

Eventualmente, toda empresa passa por momentos de dificuldade, crise financeira ou mesmo situações que demandem retratação pública. Tudo isso requer uma estrutura interna muito firme para lidar com especulações, comentários e com o público externo.

O que diferencia uma empresa que sai da crise rapidamente de outra que afunda na situação é o nível de união e alinhamento entre os colaboradores. Uma comunicação interna bem estruturada permite alinhar os discursos, dar uma visão realista da crise e traçar estratégias para todos se comprometerem com a solução do problema.

Assim, mais uma vez, o sucesso da empresa dependerá da cooperação – como em uma máquina que só funciona com todas as engrenagens sincronizadas e ativas: nada pode estar fora do mecanismo de ação, caso contrário, prejudicará todo o conjunto.

Conclusão

É comum que um ou mais desses cinco problemas estejam presentes nas organizações, em diferentes níveis de nocividade. O importante é identificá-los a tempo de realizar os ajustes necessários na comunicação e na gestão de pessoas. Existem boas práticas e ferramentas que ajudam nesse processo, que pode ser automatizado e bastante eficiente. Não perca os próximos posts sobre endomarketing, nos quais abordaremos esses tópicos!

Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe nas redes sociais para mais pessoas poderem conhecer novas estratégias de comunicação interna!