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Como usar marketing na internet para divulgar seus cursos on-line

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Estamos na era da informação graças à internet, que tornou possível e acessível o compartilhamento de informações e de conteúdo, criando um novo espaço para o ensino e acompanhando de perto a evolução na forma como as pessoas buscam conhecimento e aprendizado hoje em dia.

Nesse contexto, o ensino a distância (EaD) tem ganhado muito espaço, pois há cada vez mais pessoas buscando cursos dos mais diversos temas para aprender no conforto de suas casas, fazendo seu próprio horário de estudos.

Isto é, a demanda está enorme, mas, por outro lado, a oferta também. O desafio agora fica em como destacar seus cursos diante da infinidade de opções que a internet oferece. Você sabe como fazer isto? Neste artigo, apresentamos alguns conceitos de planejamento de marketing digital que você deve considerar na hora de divulgar os seus cursos on-line. Confira!

Quem é o seu público-alvo?

Se você está oferecendo um curso EaD é porque há um público interessado no assunto, por isso, antes de tudo, descubra quem é o seu target, pois isso vai ajudar a segmentar a divulgação e atingir melhor os seus potenciais alunos. Na internet, filtrar é essencial ou você correrá o risco de esgotar os seus investimentos e atingir uma infinidade de pessoas que não têm interesse algum no que você está oferecendo.

As pesquisas na internet trabalham com conceitos muitos específicos e rígidos para filtrar tudo que é publicado, como, por exemplo, as palavras-chave nas ferramentas de pesquisa do Google. Busque fugir de palavras com conceitos muito amplos, que possam direcionar usuários da rede erroneamente e que coloque seus conteúdos no meio de informações dispersas. O que você busca é se posicionar de forma relevante.

Quais são os seus diferenciais?

Por mais criativo e inovador que o curso EaD oferecido possa ser, acredite, existe alguém em algum lugar no mundo disponibilizando algo (ao menos um pouco) parecido. Ou seja, você tem concorrentes (diretos e indiretos) e a melhor forma de se destacar diante deles é divulgando tudo que você oferece de melhor ou mais específico. Você fornece conteúdo extra? Videoaulas em HD? Revisão com professores on-line a qualquer hora? Suas aulas são mais dinâmicas?

Destaque os seus diferenciais na forma e design das suas comunicações digitais, isso fará toda diferença.

Definiu o público e identificou os diferenciais? Trace estratégias

Crie uma campanha que responda a estratégias e objetivos específicos, dessa forma você poderá calcular o investimento, ajustar eventuais falhas com maior facilidade e, principalmente, identificar a vida útil daquela divulgação. Há quem deixe a mesma comunicação no ar por muito tempo, mas como tudo na vida um dia cansa, a comunicação também deixará de causar impacto e os efeitos desejados nas pessoas.

O site

As pessoas buscam cursos on-line, sobretudo, devido à comodidade, flexibilidade e facilidades que uma aula física não pode oferecer. Por isso, preste atenção ao seu site! É para ele que potenciais alunos serão direcionados e se você oferece conhecimento para pessoas que estão sempre correndo, o conteúdo do seu site precisa ser atualizado, objetivo e com uma interface o mais intuitiva possível.

Quando ao conteúdo, tenha cuidado também com os títulos, afinal, nenhuma pessoa gosta do sentimento de ter sido enganada por um título apelativo que não condiz com as informações apresentadas no texto.

A divisão de páginas também é outro fator importante. Muitos sites apresentam a mesma informação em diferentes formatos, em diversos pontos do site, mas muito cuidado com isso: você pode acabar sendo redundante demais e cansar o usuário.

Alunos que buscam EaD não têm tempo a perder. Logo, se o seu site for cansativo e burocrático, o target buscará outra opção na velocidade de um clique.

Plataformas de divulgação

Com seu site bem definido e organizado, a próxima etapa é pensar na parte externa, ou seja, onde comunicar com relevância na rede.

Para definir as plataformas de divulgação, é preciso escolher um mix que se comunique efetivamente na rede, que crie sinergia entre as ações e potencialize os seus resultados. Redes sociais, e-mail marketing e links patrocinados são algumas das mais eficientes opções para se criar uma rede que direcione para o site. Esses estão entre os itens mais acessados pelos usuários na rede e oferecem uma infinidade de opções.

As empresas podem (e devem) criar perfis nas redes, e no caso do EaD essa é uma porta importantíssima para a divulgação de novos cursos e chamadas para promoções e outras ações — que pedem divulgações diárias e amplas.

Já no caso do e-mail marketing, o desafio fica na composição de um mailing coerente e que atinja o target. Uma das melhores formas de compor o mailing é através do cadastro de interesse no site, por isso, pode ser relevante investir em links patrocinados que direcionem para o site, além de buscar um bom posicionamento os buscadores para que o público em potencial descubra o seu site e deseje se manter atualizado em relação aos seus cursos. O importante nesse caso é que essas escolhas devem responder às suas estratégias e objetivos.

Acompanhamento é tudo

Um dos erros mais comuns ao lançar a campanha na internet é acreditar que já se fez o dever de casa e ela ganhará vida sozinha. Mas não é bem assim! Por mais que você tenha sido minucioso nas etapas anteriores, há sempre a possibilidade de algo não funcionar como o previsto e quanto mais rápido os ajustes forem feitos, maiores as chances de colocar tudo nos trilhos em tempo hábil.

Por exemplo, se a sua campanha não está tendo as visualizações desejadas ou o percentual de cliques previstos na campanha, talvez seja preciso verificar os sites e contextos escolhidos para divulgação. Muitas vezes, pequenos ajustes podem dar conta do problema.

Outra tarefa importante será responder adequadamente, e em um prazo aceitável, as dúvidas e solicitações de informações que surgirem. Quando uma campanha é lançada, não é surpresa que o fluxo de contatos aumente, algumas vezes de acordo com as projeções do planejamento, outras abaixo ou acima do esperado, mas, seja como for, é importante estar preparado para todos esses cenários.

Como você pode ver, há um mundo de possibilidades para divulgação dos seus cursos on-line na internet e você só precisa achar o seu espaço nele.

Para saber mais sobre marketing digital e cursos EaD, continue acompanhando nosso blog!

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